Araraquara inicia planejamento para vacinação contra Covid-19

Araraquara inicia planejamento para vacinação contra Covid-19

A Prefeitura de Araraquara já começou a se organizar para implementar todos os processos necessários e viabilizar o início da vacinação contra a Covid-19 ne cidade.

O cronograma para a campanha já estava definido há alguns dias pelo governo do estado, e a vacinação propriamente dita já tinha até data anunciada pelo governador João Dória: 25 de janeiro.

Mas nada do que foi dito pelas autoridades estaduais nos últimos dias está valendo, já que o Ministério da Saúde anunciou nessa quinta-feira a aquisição de 100 milhões de doses da Coronavac, ou seja, toda a produção anual do Instituto Butantan. A Coronavac agora faz parte do programa nacional de vacinação a ser implementada pelo SUS.

Ainda assim, e já se preparando para os anúncios que devem ser divulgados nos próximos dias, tanto pelo governo do estado, quanto pelo federal, Araraquara já se adiantou e uma comissão formada por profissionais da Prefeitura (Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde) e do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara) iniciou, nesta sexta-feira (8), a definição de estratégias para a vacinação contra a Covid-19 na cidade.

De acordo com o plano, a população idosa (principal grupo de risco) e os profissionais da área da saúde serão priorizados, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

O município aguarda definições por parte dos governos federal e estadual em relação às datas e à quantidade de doses que serão disponibilizadas.

A Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19 irá se reunir periodicamente para elaborar toda a logística e o planejamento da imunização contra o novo coronavírus no município.