Com 15 idosos e 5 funcionários infectados, Asilo São Francisco registra um óbito por Coronavírus

Com 15 idosos e 5 funcionários infectados, Asilo São Francisco registra um óbito por Coronavírus

A Prefeitura de Araraquara, através do Comitê de Contingenciamento do Covid-19, confirmou nesta terça-feira (15), que 20 casos de Coronavírus – 15 idosos e 5 funcionários - foram detectados no asilo São Francisco de Assis até aqui.

Segundo o informe, desde o dia 4 de junho foram realizadas 215 coletas para testes sorológicos em idosos e colaboradores do local para rastreamento de circulação do vírus, e, em agosto, através de parceria com o Banco Itaú, mais 232 testes RT-PCR foram aplicados no asilo, em residentes e funcionários.

Foi nesta testagem preventiva que, no dia 25 de agosto, dois residentes assintomáticos foram positivados. A partir daí, todos os demais passaram por testes sendo confirmados os números citados acima.

Deste total, 12 confirmados estão internados - 8 no Hospital de Solidariedade e 4 na rede privada.  E mais 9 suspeitos - a maioria sem sintomas - foram internados preventivamente, seguindo a estratégia de acompanhar de perto os casos de pessoas do grupo de risco para evitar complicações. Destes suspeitos, 7 estão no Polo de Triagem da Vila Xavier, 1 em hospital público e 1 em hospital particular.

Um óbito foi registrado no último dia 11 de setembro, de uma idosa de 75 anos que estava internada em hospital particular.

O Comitê reforçou ainda que todos os casos estão sendo acompanhado pela Secretaria Municipal da Saúde. Nas investigações iniciais para realização de inquérito sorológico, foi constatada a possibilidade da entrada do Coronavírus no asilo através de funcionários.

Com essa mesma preocupação, também foram suspensas, através de decreto municipal publicado em março, as visitas a asilos e casas de acolhimento, justamente para preservar os idosos do risco de contaminação do Covid-19.