Equipes da pesquisa EPICOVID-19/SP já estão nas ruas

Equipes da pesquisa EPICOVID-19/SP já estão nas ruas

As equipes responsáveis pela pesquisa “EPICOVID-19/SP: Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Estado de São Paulo”, estão circulando pelas ruas da cidade desde essa quinta-feira (30), e permanecem em campo até o domingo, dia 03 de outubro.

Araraquara é um dos 11 municípios do Estado de São Paulo que participam do trabalho, coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas, em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

O objetivo do estudo, que será executado pelo Ipec - Inteligência em Pesquisa e Consultoria, é estimar o número de pessoas infectadas pelo coronavírus nos municípios, identificar os grupos profissionais mais expostos na pandemia, novas variantes do coronavírus, aspectos sobre a vacinação, entre outros. Os resultados vão orientar atuação do MPT em inquéritos e políticas de Vigilância Sanitária, inclusive para futuras pandemias.

De acordo com os coordenadores, a pesquisa consiste na aplicação de um questionário que terá questões sobre diagnóstico da doença, sintomas, vacinação e relacionadas ao trabalho, e na realização de coleta de sangue através de punção digital em papel filtro.

Ao término do trabalho de campo, as amostras de sangue serão encaminhadas para análise do Laboratório de Estudos de Autoimunidade da Unicamp. A Secretaria Municipal de Saúde será informada sobre os casos positivados.

As equipes de campo passaram por treinamento metodológico e de biossegurança, visando o cumprimento rigoroso de todas as medidas sanitárias. Todos serão testados para Covid-19 e estarão devidamente identificados, com crachás.

Em caso de dúvida, os munícipes podem ligar na Vigilância Epidemiológica, no (16) 3303-3106 ou 3303-3103, ou ainda no 0800-771 7723.