Lockdown total pode continuar por mais alguns dias

Lockdown total pode continuar por mais alguns dias

De acordo com informações de bastidores, uma reunião que já pode estar em andamento na Prefeitura Municipal pode decidir pela continuidade das medidas mais restritivas do lockdown em Araraquara.

Ou seja: a cidade continuaria fechada como está.

Importante lembrar que a cidade segue em lockdown até o próximo dia 1º de março, e o que se discute é a manutenção do modelo atual, mais restritivo, ou a volta para o modelo anterior, onde os bancos e supermercados abrem, mas o comércio permanece fechado.

O principal motivo é a alta taxa de infecção e internação que se verificou desde o final de semana, o que deixa a forte impressão de que o avanço na nova cepa ainda é uma ameaça.

Outro dado, é a baixa adesão da população ao lockdown, já que mesmo com o aumento das medidas restritivas e a proibição da circulação de pessoas e veículos pela cidade desde às 12 horas de domingo, a taxa nunca passou de 51% em Araraquara, o que significa que metade dos araraquarenses foi para a rua.

Baixadas no último domingo, as medidas, determinam a proibição da circulação de pessoas e veículos pelas ruas da cidade, além do fechamento dos supermercados, que somente poderão operar na modalidade de entrega em domicílio (“delivery”), desde que o estabelecimento permaneça com as portas fechadas e opere com até 30% (trinta por cento) de seus funcionários ou prestadores de serviços.

Ainda não é certo que as restrições serão mantidas, ou amenizadas um pouco, mas tudo caminha para que não haja grande flexibilização em Araraquara nas próximas horas.