Registro diário de casos de Covid-19 cai pela metade em Araraquara

Registro diário de casos de Covid-19 cai pela metade em Araraquara

Média era de 52 casos diários em 5 de outubro contra 27 casos nesta sexta-feira (23), uma redução de 48%; internações também registram queda

As estatísticas diárias fornecidas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus apontam que os casos de Covid-19 e as internações estão em queda nas últimas semanas em Araraquara. Os dados mostram que o município voltou a patamares registrados em julho, período anterior ao pico de casos da doença.

Nesta sexta-feira (23), a média móvel (número de casos dos últimos sete dias dividido por sete) é de 27 casos diários de Covid-19 na cidade, praticamente a metade da registrada no pico da doença: os 52 casos diários do último dia 5 de outubro e de 8 de agosto. Portanto, uma queda de 48%.

Uma média móvel de casos menor que a atual só havia sido registrada em 23 de julho, há exatos três meses, quando estava em 25 casos diários.

A redução também é vista nas internações. O pico de pessoas internadas com Covid-19 foi 8 de agosto, com 81 pacientes. O maior número deste mês foi no último dia 10, com 64 internados. Os registros caíram para 35 pacientes em hospitais nesta sexta-feira (56% de queda em relação ao pico).

“Os dados registrados nos dão segurança de que a queda é real, porque a oferta de testes não foi reduzida. Pelo contrário: foi ampliada com os testes sorológicos ofertados aos assintomáticos em vários pontos da cidade. O monitoramento permanece de forma intensiva e aguardamos os próximos dias pra averiguar se a tendência de queda se manterá", afirma a enfermeira sanitarista Fabiana Araújo, da Vigilância em Saúde.

Para a secretária de Saúde, Eliana Honain, a população deve continuar atenta. “A gente observa a diminuição nos casos e internações, mas todos devemos continuar atentos à transmissão do vírus, que ainda existe no município”, explica.