Sistema Detecta recebe novos equipamentos

Sistema Detecta recebe novos equipamentos

A Prefeitura entregou durante a semana equipamentos eletrônicos para a Polícia Militar, e instalou mais seis “câmeras inteligentes” para o fortalecimento do sistema de monitoramento Detecta. Nesta sexta-feira (11), o prefeito Edinho visitou a sede do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) e acompanhou o funcionamento do sistema.

A Polícia Militar recebeu um computador e um monitor para visualização das câmeras, consolidando a integração das imagens do Município com a PM. Agora, a PM passa a visualizar as imagens das câmeras públicas que fazem a leitura das placas de veículos. Assim, o Estado enviará informações sobre a situação desses veículos à Guarda Municipal (se foi roubado, clonado ou furtado, por exemplo).

Araraquara já contava com o projeto Câmera Cidadã, implantado em 2019, que conta com a colaboração da população no compartilhamento das câmeras residenciais e do comércio voltadas para as vias públicas, auxiliando a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, que também esteve na visita, destaca a sinergia entre as forças de segurança.

“Existe uma integração tecnológica entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Todas as informações são compartilhadas. É um ganho muito importante para a segurança pública, potencializando a detecção e a investigação de crimes”, analisa o secretário.

Para o comandante do 13º BPM/I, tenente-coronel Luiz Sérgio Mussolini Filho, o fortalecimento da parceria amplia o número de ‘olhos’ fiscalizando a cidade de Araraquara e a região.

“É um marco para nós, um aumento substancial na segurança pública do município. A Guarda Municipal já tinha esses ‘olhos’ sobre o município, com essas ferramentas, e agora veio um link para a PM para nós também observarmos e melhorarmos ainda mais o sistema de segurança pública de Araraquara e região”, declarou o comandante.

A visita do prefeito Edinho e do secretário João Alberto ao Batalhão também foi acompanhada pelo major Rogério dos Reis e pelo major Richard Severino.