Vereadores cobram informações sobre vacinados em Araraquara

Vereadores cobram informações sobre vacinados em Araraquara

Subscrito pelos vereadores do Grupo dos 7 (G7), todos de oposição à atual administração municipal, um requerimento enviado ao Executivo cobra a divulgação por parte da Secretaria Municipal de Saúde da relação de pessoas vacinadas contra a Covid-19 na cidade.

A medida consta da lei de autoria do vereador Rafael De Angeli, e aprovada pela Câmara de Araraquara local, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação, no município de informações relativas às pessoas vacinadas. Ou seja: a Prefeitura é obrigada a disponibilizar essas informações, atualizadas semanalmente, em seu site oficial.

Na legislação prevê ainda punição às pessoas que foram vacinadas em desacordo com as regras estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), que orienta as ações dos estados e municípios no combate ao avanço da pandemia.

No caso, a multa é de 10 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), o que equivale a R$ 602,90, sem prejuízo de outras medidas e responsabilizações.

Os vereadores pedem transparência na divulgação dos dados e ao menos um deles, o próprio autor da lei, Rafael de Angeli, afirma ter recebido denúncias sobre possíveis irregularidades no processo de vacinação em Araraquara.

O documento é assinado pelos vereadores Rafael de Angeli, João Clemente (PSDB), Lineu Carlos de Assis (Podemos), Luna Meyer (PDT), e Carlão do Jóia, Marchese da Rádio e Marcos Garrido (Patriota).