Araraquara e Ribeirão Preto estão na fase vermelha

Araraquara e Ribeirão Preto estão na fase vermelha

Atravessando um difícil período de alta tanto na infecção, quanto nos casos de internação desde o final de janeiro, a região de Araraquara segue na fase vermelha do Plano São Paulo.

Já esperada, a informação foi adiantada pela secretaria de Comunicação do Estado nesta sexta-feira (26) e confirmada pelo governador João Doria (PSDB) durante coletiva no começo da tarde.

A reclassificação foi a segunda medida do Estado nesta semana. Na última quarta-feira (24) o governo anunciou o período de restrição de circulação em todo Estado no período noturno, que começa a valer hoje, e também já adiantou a regressão de fase na região de Marília.

O "toque de restrição" como foi chamado proíbe a circulação entre 23h e 5h em todas as cidades do Estado de São Paulo. Em Araraquara, uma decisão municipal manteve o estado de ampliação das restrições do lockdown decretado em 13 de fevereiro.

O primeiro texto proibindo a circulação de pessoas e veículos pela cidade foi baixado exatamente há uma semana, e renovado na quarta-feira (24).

O endurecimento das restrições durou apenas um dia, já que a grave crise instalada na cidade por conta do fechamento de supermercados causou uma reação em cadeia da parte de entidades, que recorreram ao MP e conseguiram a flexibilização do decreto.

Aqui, apesar de tecnicamente ainda estar sob lockdown, o comércio começou a ter seu funcionamento flexibilizado a partir de hoje (sexta-feira, 26), e segue reabrindo aos poucos em três diferentes datas: dia 3, dia 10 e dia 17 (vide reportagem publicada aqui mesmo, no Portal).

Segundo o anúncio do Governo do estado, seis regiões regrediram de fase na reclassificação do Plano São Paulo. Além as regiões de Campinas, Sorocaba e Registro, que foram da fase amarela para a laranja, a Grande São Paulo também fez o mesmo caminho.

As regiões de Marília e Ribeirão Preto saíram da fase laranja para a vermelha. Somente a região de Piracicaba apresentou melhora, progredindo para a fase amarela.