Doses da India chegam sábado (16). Vacinação deve começar na próxima semana

Doses da India chegam sábado (16). Vacinação deve começar na próxima semana

Um avião fretado segue nesta quinta-feira (14) com destino a Mumbai, na Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico AstraZeneca.

A previsão é de que as doses do imunizante desembarquem no Brasil já neste sábado (16) com uma carga estimada em 15 toneladas. As vacinas produzidas pelo laboratório indiano Serum foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, e são aguardadas pelo governo brasileiro para dar início a campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o país.

A empresa aérea Azul informou que a aeronave responsável pela operação está equipada com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante.

Além dos 2 milhões de doses da AstraZeneca, o Brasil também conta com 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, produzida pelo laboratório Sinovac. No total, o plano de imunização nacional contra a covid-19 já tem garantidas 354 milhões de doses contratadas após acordos com os laboratórios.

Assim que chegar ao Brasil, as doses da vacina passarão por um processo de rotulagem, trabalho previsto para terminar em um dia no máximo.

No dia seguinte, a partir de Bio-Manguinhos, na Fiocruz, as vacinas poderão seguir diretamente para distribuição, que está sob responsabilidade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Ou seja, o mais tardar na terça-feira (19) as vacinas estarão disponíveis para distribuição.

A aprovação da Anvisa para o uso emergencial do imunizante da AstraZeneca deve ser anunciada no próximo domingo.

Liberado pela Anvisa, o Ministério da Saúde dará início a distribuição simultânea da vacina para todos os estados brasileiros. O ministro Eduardo Pazzuelo anunciou em conversa virtual com prefeitos municipais de todo o Brasil que pretende iniciar a vacinação na próxima quarta-feira (20), a partir das 10 horas da manhã.