Para tentar evitar o caos, Estado cria 70 leitos em Araraquara

Para tentar evitar o caos, Estado cria 70 leitos em Araraquara

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (16) a abertura de 70 novos leitos em Araraquara, 40 no Hospital de campanha (30 deles de UTI), e mais 30 leitos de enfermaria no antigo pronto socorro do Melhado. No total, o governo criou 95 leitos em toda a região.

O anúncio foi feito pelos secretários estaduais, Jean Gorinchteyn, e Marco Vinholi, titulares das pastas da Saúde e de Desenvolvimento Regional, respectivamente. Os dois estiveram hoje na cidade e visitaram as instalações do Hospital de campanha, tomando conhecimento in loco da gravidade da situação em Araraquara.

Os leitos de UTI contam com todo o suporte ventilatório necessário, e alimentação destes leitos se dá pela usina de produção de gazes alugada pelo município.

O Hospital de Campanha conta com duas usinas. Uma delas foi locada há dois dias para garantir a produção de todo o oxigênio necessário para manter a unidade em funcionamento com toda sua capacidade, evitando assim que ocorra a falta do insumo, como recentemente aconteceu em Manaus

Araraquara criou mais de 90 leitos nos últimos dias para tentar conter o avanço do vírus da Covid-19, mas não obteve sucesso. Na manhã de hoje a cidade entrou tecnicamente em colapso.