Para tomar vacina pessoa terá de apresentar o CPF

Para tomar vacina pessoa terá de apresentar o CPF

Prevista para ter início na próxima semana, a vacinação nacional contra a covid-19, contará com carteira digital, para registro da dose da vacina, com a possibilidade de a pessoa ser imunizada apresentando apenas o CPF, ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Quem não estiver cadastrado no SUS poderá fazer o registro no momento do atendimento, segundo a pasta.

As medidas fazem parte de um processo de modernização do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e facilitará o controle do Ministério da Saúde, evitando que uma mesma pessoa tome vacinas de laboratórios diferentes.

O sistema ainda permitirá o monitoramento de reações adversas.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello durante reunião com prefeitos nessa quinta-feira (14),

"O DATASUS desenvolve um certificado de vacinação em formato PDF e com QRCode de validação para manter a garantia de segurança do documento emitido", disse o ministro.

 “É importante que todos contribuam com essas informações. Hoje, nós temos uma, duas, três vacinas possíveis a serem aplicadas. E quando tiver três, quatro ou 10? Se nós não tivermos o controle, o paciente pode tomar a vacina de uma dose tipo A e nós temos que evitar que ele tome uma segunda dose da vacina B”, explicou Jacson Venâncio de Barros, diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).