Plano São Paulo - Estado vai endurecer regras já nesta sexta-feira (15)

Plano São Paulo - Estado vai endurecer regras já nesta sexta-feira (15)

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (13) que adiantará a reclassificação do Plano São Paulo, criado para controlar a disseminação de covid-19 no estado, para esta sexta-feira (15).

Na última sexta-feira (8), quando foi anunciada a primeira atualização do plano deste ano, o governo e os membros do Centro de Contingência da Covid-19 haviam dito que novas orientações seriam anunciadas no dia 5 de fevereiro, mas as altas de casos e internações em algumas regiões do estado precipitaram o anúncio.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, foram registrados 15.277 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas no estado. O secretário afirmou ainda foram registrados também 323 óbitos.

A média móvel de casos nos últimos 5 dias está acima de 10 mil casos e 200 mortes. A média de internações no estado é superior a 1.600.

Os números são semelhantes aos de agosto de 2020, quando o estado estava no pico da academia. "Sabíamos que a situação era preocupante", afirmou Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19.

"Tinhamos uma grande preocupação com o fim do ano e as aglomerações e, nos últimos dias, observamos que continuamos com essa tendência e que seria necessário adiantar a reclassificação para algumas regiões do estado", disse Menezes.