19º Salão São Paulo de Turismo acontece em novembro

19º Salão São Paulo de Turismo acontece em novembro

Jarbas Favoretto, presidente da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur), anunciou durante evento realizado no Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa, a realização da 19ª edição do Salão São Paulo de Turismo para o mês de novembro, na capital.

O anúncio aconteceu durante a posse das Diretorias Executiva e Consultiva, e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade.

Bastante aguardado, o Salão pelo mercado turístico será comemorativo aos 20 anos de existência da AMITur e abordará o Turismo Regional entre municípios das rotas turísticas.

Durante o evento de posse, o publicitário araraquarense, Théo Bratfisch, foi diplomado e reconduzido Diretor Conselheiro da AMITur.

A AMITur, fundada em 2001, e desde então se aplica ao empenho de legislação para o desenvolvimento econômico e social pelo Turismo aos municípios paulistas com abrangência em demais Estados federativos.

A primeira grande conquista se deu com a implantação da Lei Estadual Complementar nº 1.261 de 29 de abril de 2015, marco que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico no Estado de São Paulo, que oficializou 140 Municípios de Interesse Turístico (MIT).

O estado de São Paulo conta ainda com 70 Estâncias Turísticas, o que totaliza 210 destinos turísticos. Todos recebem recursos anuais para investimentos por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), subordinado da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens.

Atualmente, a AMITur conta com 9 diretores estaduais, 8 diretores executivos, 42 diretores consultivos, 56 diretores conselheiros e 229 prefeituras afiliadas, que recebem consultorias técnicas especializadas.