Têm atividades para toda a família nas Oficinas Culturais Municipais Digitais no final de setembro e começo de novembro, com Circo, Canto e Artesanato Sustentável. São oficinas que criam oportunidades para a família se reunir em busca de entretenimento por meio de oficinas artísticas destinadas a iniciantes e também a quem já tem habilidade.
No dia 28 de setembro, a primeira oficina é Circo, com Gustavo Aragoni; depois no dia 30 é Canto, com Guilherme Bridarolli; e no dia 02 de outubro: Artesanato Sustentável, com Mariana Basso.
As oficinas, realizadas pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, são realizadas por meio do canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial), com link disponibilizado na página provisória da Prefeitura no Facebook (@MunicípioAraraquara). As aulas têm início às 15 horas.
A Oficina de Circo tem como objetivo de atingir pessoas de todas as idades, ensinando desde o básico até o avançado da arte circense. Para isso, Gustavo Aragoni planeja atividades com acrobacias, malabarismo e também perna de pau. As artes circenses são de grande importância para a espontaneidade e sensibilidade das crianças, além de serem ferramentas essenciais para o desenvolvimento de atividades físicas, tendo um enorme potencial recreativo e educativo.
Já para a Oficina de Canto, o professor Guilherme Bridarolli irá apresentar dicas e exercícios básicos para iniciação ao Canto. São exercícios de aquecimento e preparação vocal que se adaptam a qualquer pessoa. De acordo com Guilherme, haverá vocalizes de vibração e ressonância para conhecimento do próprio som. No final da aula, Guilherme ensinará um trecho da canção "Água que correu", do cantor Almir Sater, que também servirá para aquecimento e treino vocal.
Por fim, na oficina de Artesanato Sustentável, com Mariana Basso, irá ensinar a produzir um móbile ou mensageiro dos ventos. A professora, com criatividade, cores, texturas e materiais recicláveis, realiza a produção de objetos criativos e de bom gosto. Para a aula na sexta é necessário ter em mãos: tampinhas coloridas de garrafa pet furadas com furadeira, fio encerado, miçangas e guizos. A oficina começa ensinando o trançado dos fios (macramê) e, depois, parte para a montagem do móbile.
O programa Oficinas Culturais, desde o último dia 31 e agosto, vem sendo realizado em plataforma digital, apresentando toda semana uma ou mais linguagens artísticas, em programas curtos com o tempo máximo de 20 minutos. As Oficinas são apresentadas às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 15 horas. Com atividades de fácil acesso, as Oficinas podem ser realizadas com o material que geralmente se tem em casa. São variadas linguagens, como: artesanato, teatro, dança, música, artes plásticas, poesia - entre outras. Toda a programação é gratuita.
Serviço:
Oficinas Culturais Municipais Digitais
Onde: canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial), com link na página provisória da Prefeitura no Facebook (@MunicípioAraraquara)
Horário: 15 horas
Programação:
Segunda-feira (28 de setembro): "Circo", com professor Gustavo Aragoni
Quarta (30 de setembro): "Canto", com professor Guilherme Bridarolli
Sexta (02 de outubro): "Artesanato Sustentável", com professora Mariana Basso
Programação gratuita