Território da Arte de Araraquara tem Catálogo virtual

Território da Arte de Araraquara tem Catálogo virtual

Depois de lançar uma exposição dinâmica em vídeo, o Território da Arte de Araraquara disponibiliza também o Catálogo do evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart. Em sua 17ª edição, o Território da Arte apresenta 31 obras selecionadas e outras 10 premiadas sob o tema “Geografia do fazer e do sentir. Nosso lugar. Morada: ética, estética e estesia” e com a curadoria de Rita Michelutti.

O Catálogo foi organizado pela arquiteta Denise Zakaib, que assina a assistência de curadoria desta edição do Território. Ela conta que o material traz uma proposta contemplativa "por ser estático e silencioso". Enquanto o vídeo da exposição traz trilha sonora e imagens que "desfilam" pela tela, o Catálogo propõe que o seu leitor possa se demorar mais em cada obra, realizando o passeio virtual pelas obras da exposição no seu tempo.

O formato apresenta as obras premiadas, acompanhadas por falas dos artistas sobre a obra, a fim de aumentar, de aproximar, quem lê o Catálogo com a obra e o artista. "Também temos as imagens das obras selecionadas e comentários do júri técnico sobre o contato com obras inscritas, além do processo de produção do processo virtual", conta Denise.

Vale destacar que, para a exposição virtual do Território, foram pensadas maneiras de aproximar o internauta da obra e também do artista. Recursos como: música, ambientação e depoimentos dos artistas incrementam e dão dinâmica exposição. Por isso o Catálogo torna-se complementar à exposição, propondo duas formas de visitar as obras do Território: de uma maneira mais dinâmica com a exposição, ou de forma mais contemplativa com o Catálogo.

O link direto para o Catálogo é o: https://issuu.com/17territoriodaarte/docs/catalogo17_tex_alfabet.

Os artistas com obras premiadas no Território da Arte de Araraquara 2020 são: Alexandre Silveira, Augusto Sampaio, Christophe Spoto, dmp - Daniel Paschoalin, Fábio Florentino, Gu da Cei, Gunga Guerra, Jeff Barbato, Juliana M R e Vita Pereira. Entre os selecionados estão: Alex dos Santos, Alex Robert, Allydi, Amanda Rocha, Baby Basseto, Barbel, Bi-lous Tri-lous, Camillat, Chico Silva, Claudio Lara Ruiz,  Débora Censi,  Diego Pinotti,  Felipe Góes, Gilio Mialichi, HDomingues,  Iberê Romani, Kadi, Larissa Camnev, Leo Jiricó, Maikon Rogério, Marcelo Asth, Márcia Rosemberguer, Mazzon Gil, Monaliza Vituci, Paulo, Rodrigo Vulcano, Silva Ruiz, Thiago Goya,  Wagner Mangueira, Washington Pastore e Willian Andrade.

A equipe de produção, coordenada pela curadoria, é formada por: Denise Zakaib (assistência de curadoria), Murilo Rangel (direção de arte, mídias sociais e expografia virtual), Jaqueline Franco (assistência audiovisual). O logotipo e a arte do Catálogo desta edição são assinados por Cézar de Almeida.